top of page
Buscar
  • Foto do escritorAflori

Novos projetos! Novos desafios!


Na manhã de hoje, o presidente da Aflori (Valdecir Ferrari), o gerente comercial da empresa Beifort - Fertilizantes Especiais (Marcelo Guzatto), juntamente com o diretor da Bom Pastor (Adriano Fiorini) e também o Arquiteto Paisagista, professor e membro da Aflori (Maiquel Scherer), estiveram reunidos para tratar da criação colaborativa de dois ou três pequenos campos experimentais de plantas, especialmente as floríferas, avaliando resistência a doenças e qualidade, tolerâncias climáticas e qualidade paisagística, com o objetivo de buscar variedades que se adaptem a climatologia diversa do RS, no qual possuem resistência a doenças sem uso de fungicidas químicos e que apresentem uma qualidade boa e um manejo relativamente fácil.


As construções destes experimentos, darão-se de forma colaborativa organizada pela Aflori, que está buscando junto as instituições (iniciando pela Escola Técnica Bom Pastor, posteriormente com a direção do IFRS - Campus Bento Gonçalves, com o Colégio Politécnico da UFSM, assim como com o grupo de pesquisa Equipe PhenoGlad e empresas e pessoas físicas que tenham material genético e se interessem em avaliar.


Para viabilizar os experimentos, a Aflori fará a coordenação e a busca por patrocínios, sem envolver o caixa da associação. Anualmente, pretende-se fazer dois pequenos dias de campo, onde os interessados poderão visitar os experimentos e obter maiores informações sobre as avaliações. Pretende-se também, com a ajuda dos estudantes das entidades e instituições envolvidas, produzir um material digital com fotos, avaliações escritas e conclusões.


Esperamos que no dia 22 de agosto, se conseguirmos a colaboração de todos citados, ter no Encontro Estadual da Floricultura, em Santa Maria/RS, um pequeno experimento para ser visitado durante o evento.


O setor floricultura fatura no estado do Rio Grande do Sul aproximadamente 2 bilhões, envolvendo desde a produção de plantas, ferramentas, equipamentos e insumos. Além dos produtos, o setor envolve a parte de serviços (manutenção e implantação de jardins), decoração e a comercialização. Emprega aproximadamente 11 mil pessoas no estado. Além do lado econômico, a floricultura embeleza as cidades e ambientes, criando um bem estar social, ajudando a promover o turismo nas cidades que sabem aproveitar essa oportunidade, e diminui a agressividade das pessoas, harmonizando a convivência.


O nosso estado é destaque a nível nacional na área de paisagismo. A Aflori, juntamente com suas parcerias, buscam cada vez mais fazer com que as cidades do RS se tornem atrativas turisticamente e para viver. Este trabalho de avaliação de variedades vai ao encontro de melhorar o conhecimento para estudantes, produtores, pesquisadores, paisagistas e consumidores, tornando nosso setor e também nosso estado mais forte a nível nacional.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page